Regulamentação autoriza venda de carne pré-moída em São Paulo

por Sunnyvale

O governador de São Paulo Rodrigo Garcia assinou o Decreto 66.634/2022 que regulamentou a venda da carne pré-moída nos supermercados dos 645 municípios do estado de São Paulo.

A assinatura do decreto atualiza a antiga regra para venda de carne fracionada, um decreto do ano de 1978. Também participaram da assinatura o Presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercado) Ronaldo dos Santos, e de outras lideranças do setor supermercadista.

O objetivo é assegurar maior qualidade e segurança ao consumidor desse tipo de produto, uma alternativa de excelente custo benefício em relação aos cortes mais tradicionais.

Outro ponto importante é a agilidade que o comércio da carne pré-moída trará, uma vez que não será mais necessário esperar na fila dos supermercados e açougues para adquirir o produto.

Normas

A venda da carne pré-moída deverá seguir Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo a qual o produto deve ser acondicionado em embalagens próprias, seguindo as regras da com data de validade definida para três dias após a produção.

O produto deverá ser processado em ambiente climatizado (10ºC), fechado e de acordo com os critérios sanitários previstos na legislação setorial. Todos os itens (como pias, por exemplo) devem ser confeccionados em aço inox.

Vale recordar que a comercialização de carne pré-moída pelos supermercados já era permitida na capital paulista (Lei Municipal 16.386/16) e na cidade de Ribeirão Preto (Lei Municipal 14.308/19), mas ainda não estava regulamentada em nível estadual.

Soluções Sunnyvale

Para a Sunnyvale, que sempre anteviu as tendências de mercado, trata-se de uma grande oportunidade de oferecer soluções de ponta para atender às necessidades de açougues e supermercados.

Atualmente, a empresa já conta em seu portfólio de produtos com as linhas de moedores de carne de bancada de design compacto, fácil uso, construção robusta e simples de serem higienizados, e também a família de moedores de piso para maiores volumes de produção (até 2000 kg de carne/hora).

Um dos diferenciais de nossas soluções é opção de modelo de moedor com sistema de refrigeração para adaptar-se às necessidades de climatização no ambiente de manipulação do produto.

O dispositivo de moagem das carnes mantém temperatura constante, demonstrada em monitor digital, de modo que a matéria-prima não sofra qualquer aquecimento e que não haja alteração na composição do produto (como perda de gordura, alteração de sabor etc.).

Tal recurso é fundamental, uma vez que é comum, durante o processo de moagem da carne, que haja um aumento natural da temperatura ocasionando oxidação e decorrente perda de cor, umidade e qualidade do produto. Com a temperatura controlada via sistema de refrigeração, essa variável é eliminada por completo.

 Para aplicações envolvendo a embalagem, pesagem e aplicação de etiquetas dos produtos, a Sunnyvale conta ainda com a linha Digi de embaladoras automáticas com velocidade de até 30 embalagens/minuto.

Vale lembrar que o equipamento de embaladora em bandeja automática permite que o processo (carne moída em bandeja, com aplicação de filme, pesagem e precificação) transcorra em linha com a moagem da carne, agilizando e aumentando a qualidade (visual e de conteúdo) do produto exposto nas gôndolas refrigeradas.

Dúvidas ou informações?

Entre em contato com nossa equipe. Com certeza iremos encontrar uma solução para melhorar o seu processo produtivo

Fale Conosco